quarta-feira, 1 de julho de 2020

Educadores de Timbiras realizam campanha de arrecadação para tratamento de saúde da professora Francisca de Assis Nunes

Por: Walterli Lima - Educador timbirense, professor de Matemática e pensador contemporâneo
01 de julho de 2020

Dona Francisca de Assis tem 57 anos de idade ,  professora aposentada do município de Timbiras(MA), passou grande parte de sua vida  nos pisos das escolas . No decorrer destes anos de luta , como todas as pessoas, acumulou alegrias e tristezas, fez planos, plantou sonhos . Viu o tempo fugir entre os dedos no enfileirar dos anos letivos . 


Professora Francisca de Assis
Foto: Arquivo pessoal



Os tempos de escola ficaram para trás , já não é mais lembrada pelos corredores e salas de aulas das escolas lotadas de gente , gente igual a ela que certamente  mais tarde também serão esquecidas, descartadas . O trajeto percorrido fielmente todos os dias  ficou nos caminhos do passado.  Hoje , no esquecimento dos que não são mais úteis para o sistema , tem a saúde altamente  debilitada , trava  luta diária para permanecer viva, refém de doses e doses diárias de remédios para se não cessar , ao menos, aliviar suas dores. 

Campanha de arrecadação
Imagem: Sinproesemma / Timbiras

No decorrer desta batalha pela vida perdeu um dos membros inferiores em consequência dos problemas que lhe acometem, o que lhe prende a uma cadeira e as vezes a sustentação de uma bengala  limitando-a  ao mundo . Sua visão  , acostumada a fitar os olhos das crianças nas fileiras em frente ao quadro de giz , está comprometida , os dias transformaram-se aos poucos  em noites, e as noites ainda mais escuras   .

Há tempos não a vejo, mas acredito que solidariedade e empatia é compreender a lágrima no rosto do outro sem mesmo nunca ter escorrido no seu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário