sexta-feira, 15 de maio de 2020

Por que sabemos que se conseguirá a vacina contra a COVID-19, se nunca conseguimos contra a AIDS?

FONTE: JORNAL EL PAÍS     14 de maio de 2020

Por Nuria Isquierdo-Useros

Haverá vacinas? Isto é certeza. Serão eficazes? Isto não sabemos. Por exemplo, para o HIV (o vírus que causa a Aids) também foi feita uma vacina, o que nunca se conseguiu é que fossem eficazes. Em relação às vacinas para o SARS-Cov-2 (o vírus que provoca a covid-19), já estão sendo feitas e, quando forem testadas, saberemos se funcionam ou não. 


Pesquisador do laboratório norte-americano Verndari trabalha em uma vacina para o coronavírus
Foto: Paul Chinn / EUROPA PRESS

O que sabemos hoje em dia é que nenhuma pessoa infectada pelo HIV se curou de forma natural graças ao seu sistema imunológico, e, entretanto, no caso da infecção por coronavírus, muita gente o superou graças à ação de seu próprio sistema imunológico, que é justamente o mecanismo que as vacinas utilizam para combater os vírus.

O vírus que provoca a Aids muda tanto que se fala que uma pessoa infectada com ele que não estiver sob tratamento tem milhões e milhões de vírus diferentes, porque cada vírus no corpo dessa pessoa incorpora variações.

Com o coronavírus, essas variações são menores porque sua taxa de introdução de erros ao se replicar é muito menor. E como é um vírus geneticamente muito mais estável, achamos que será mais fácil. Isto não impede que com o tempo não possa mudar. É algo que desconhecemos. Mas, dito isto, não parece que o coronavírus venha a ter jamais as taxas de mutação do HIV, porque são famílias de vírus diferentes, que têm mecanismos de replicação diferentes.

Mas o otimismo não significa certeza. É claro que haverá vacinas, mas não sabemos se serão eficazes. Quando saberemos?  Levará meses.


Um comentário:

  1. Acredito eu logo terá muitas vacinas eficazes. O mundo esta se preparando. E mudando acho eu as prioridades em muitas nações mudaram ou ja mudaram. Muitas pesquisas serão abertas. Tenham fé o mundo será melhor. Aonde estiver governantes que zelem pelo povo.

    ResponderExcluir