segunda-feira, 11 de maio de 2020

Liderar em Tempos de Crise


Por Walterli Lima – Educador timbirense, professor de Matemática e pensador contemporâneo.


Com o antes imaginável feito de atravessar o Mar Vermelho, Moisés, um dos maiores líderes da História, guiou seu povo pelo deserto rumo à Terra Prometida.

Moisés lidera os Hebreus na travessia do Mar Vermelho
Imagem da Internet

Mahatma Gandhi, na frágil aparência de um corpo debilitado, inspirou milhões de pessoas numa revolução pacífica de não-violência sendo a voz do povo em busca da independência indiana.

Mahatma Ghandi - Líder Pacifista indiano
Imagem da Internet

O ato de liderar requer servidão, coragem e prudência. O mundo vive hoje o maior drama dos tempos contemporâneos. A dita normalidade das coisas, moldada durante séculos e séculos, desmoronou em apenas algumas poucas noites. Avenidas inteiras desertas, megalópoles imersas num silêncio ensurdecedor em pleno horário de alta movimentação espelham o sentimento de medo e incerteza das pessoas.

São nos instantes mais sombrios que o verdadeiro líder aparece, assim como Moisés , Mahatma Gandhi e alguns outros personagens históricos, que guiaram os seus liderados para longe das tormentas que ameaçavam suas vidas.

Olhem em volta, o mundo não é mais o mesmo de outrora, tudo mudou. E quando tudo passar, também há de passar aqueles que não nos lidera, não nos representa, não nos guia, nem nos inspira esperança para o amanhã.  

Um comentário:

  1. CADÉ O GESTOR DE TIMBIRAS SUMIU?
    A COISA TA FEIA E O LIDER DO MUNICIPIO SUMIU?
    OU VAI DEIXAR A POPULAÇAO A DEUS DARA?

    ResponderExcluir