terça-feira, 12 de maio de 2020

Apoiadores de Bolsonaro fazem gesto que lembra saudação nazista ao presidente

Fonte: REVISTA FÓRUM     12 de maio de 2020

As simbologias nazistas com as quais o governo Bolsonaro e seus apoiadores admiram têm ficado cada vez mais evidentes. O próprio slogan da campanha de Jair Bolsonaro na eleição de 2018, “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, faz referência direta a uma frase da Alemanha nazista, o “Deutschland über alles” que, em português, significa “Alemanha acima de tudo”.

Apoiadores fazem saudação semelhante a dos nazistas para Bolsonaro
Foto: Arquivo da Internet

Na última sexta-feira (8), apoiadores do presidente, durante aparição de Bolsonaro no Palácio da Alvorada, estenderam o braço direito em uma saudação ao capitão da reserva. O gesto é famoso por ter sido utilizado pelos nazistas na saudação a Adolf Hitler, “Heil, Hitler”, que, em português, significa “Salve, Hitler”. Bolsonaristas negam que o aceno tenham qualquer referência ao nazismo.

O gesto encontra sustentação no próprio discurso do governo Bolsonaro. No sábado (10), a Secretaria de Comunicação da presidência (SECOM) divulgou um vídeo nas redes sociais que gerou polêmica por reproduzir um dos lemas usados pelo regime nazista. 
“Parte da imprensa insiste em virar as costas aos fatos, ao Brasil e aos brasileiros. Mas o Governo Federal, por determinação de seu chefe, seguirá trabalhando para SALVAR VIDAS e preservar o emprego e a dignidade dos brasileiros. O trabalho, a união e a verdade libertarão o Brasil”, dizia a mensagem da SECOM. O vídeo é encerrado com o trecho “o trabalho, a união e a verdade nos libertará” em destaque.
A frase remete ao lema nazista “o trabalho liberta” (“Arbeit macht frei”, em alemão). A mensagem era comum em campos de concentração e em alguns deles podia ser vista já na entrada.

Com atualizações - Blog REPÓRTER TIMBIRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário